domingo, 11 de julho de 2010

Observação interessante!

Bom, vem aí mais uma da série "observações que não vão te ajudar em nada!". XD
Mas é interessante.
Já há algum tempo eu acompanho alguns mangás e animes, e, quando a gente entra em contato com obras de outros lugares, sejam elas de qualquer tipo, acabamos descobrindo um pouco da cultura de onde foram produzidas. No caso dos animes, percebi uma sutil diferença de pensamento entre os autores deles (mais que isso: a sociedade em que vivem esses autores) e nós.
Aí, você me diz: "Mariano, qualquer idiota sabe que os países orientais pensam diferente dos ocidentais, e nem precisa ler mangá pra isso."
Eu te respondo: "Como bom idiota, eu também sei que qualquer idiota sabe disso."
Mas o que eu percebi achei interessante a ponto de ser digno de nota e também não tão óbvio assim.
Bom, o que foi que eu percebi, então?
Os personagens das histórias que leio/assisto nunca desejam "boa sorte". Sempre que tem uma situação em que caberia um voto de boa sorte eles, ao invés disso, dizem "Dê o seu melhor" ou algo equivalente.
Gostei disso.
Quando você deseja "boa sorte", está implicito aí que é possível que as coisas não dêem certo simplesmente por azar, é como se você já estivesse eximindo a pessoa de parte da culpa no caso de fracasso.
Já o "Dê o seu melhor" dos orientais inclui em si a mensagem "você tem a capacidade e a responsabilidade de fazer dar certo", coloca o sujeito nas rédeas da situação. Isso é legal (pelo menos eu achei... rs).

Então, de agora em diante, sempre que for fazer alguma coisa importante, "dê o seu melhor".

hehe

Abraço!

Um comentário: