sábado, 28 de agosto de 2010

Pra onde?

Tenho alguns poucos medos na vida. Desses, os que mais me roubam tempo são dois: envelhecer sozinho e levar minha vida a um beco sem saída.

Pra evitar o primeiro, tenho aprendido, há pouco mais de cinco anos, a cultivar as amizades que considero verdadeiras - sim, só cinco anos: antes eu, quando não me achava auto-suficiente, julgava que não era justo ocupar outra pessoa com meus problemas, que nem eram tão sérios assim. Manter os laços à distância é geralmente mais difícil e exige aprendizado. Tô aprendendo.

O segundo, merece um pouco mais de explicação. O que temo é fazer sempre escolhas tão parecidas, tão pelo mesmo caminho, que chegue um tempo que eu não me julgue capaz de sair da mesmice, de fazer algo diferente do óbvio ou de me qualificar pra atuar numa área em que nunca me aventurei.

Esse, penso, exige uma estratégia às vezes um pouco mais sutil, outras mais elaborada: tenho lido bastante, quase sempre sem obrigação, só por curiosidade mesmo, textos de várias àreas. Como diria o filósofo, "de acasalamento de muriçoca a atracação de navio". Começar a explorar os bons lugares da minha nova cidade também já tá nos planos, assim como fazer novos amigos - o que demora mais - e redescobrir minha cidadezinha na Bahia sempre que possível.

Se, ainda assim, eu não tiver meu "happy ending", pelo menos não vão poder dizer que não tentei...

2 comentários:

  1. Legal...
    Vc tá tão filosóficooo.. rs
    Bonito... S2

    ResponderExcluir
  2. hum ...que bom se descobrir neh,
    e um "happy ending" tem vários começos e fins .

    good luck !!!
    bzinhu

    ResponderExcluir