quarta-feira, 26 de março de 2014

Lições do Caranguejo

O Caranguejo me ensinou:

Um dia de cada vez
Por mais que a máxima do AA seja manjada e sua idéia seja simples, posso dizer que só entendi de verdade seu significado agora, com todos os inconvenientes do tratamento penoso. Quando a dificuldade é muito grande, o mais certo é passar a encarar um dia como uma porção de tempo auto-contida, isolada. O sofrimento de hoje é só de hoje, por mais que a perspectiva pra amanhã não seja boa. Amanhã você pensa nisso. Tudo fica mais suportável sabendo que vai haver um recomeço e sua sorte será lançada novamente no dia seguinte, e pode calhar de ela ser boa.

Palavras são só palavras
Então, toda essa história de gente que te diz "eu te amo" e "você é importante pra mim", você precisa saber até que ponto levar a sério, precisa fazer certo pouco caso disso, levar na esportiva, porque na hora que as circunstâncias ficam realmente complicadas, alguns desses, o máximo que conseguem fazer é continuar repetindo "eu te amo" e "você é importante pra mim", sem mover uma fibra pra te dar força de verdade. Esvaziando de significado declarações que deviam fazer muita diferença, que deviam mudar as coisas, fazer tudo acontecer. Portanto, a atitude é não esperar muito das pessoas, não importa quais promessas te fizeram, a não ser que elas façam mais (e com mais urgência) do que dizem. Não dá pra cuidar de alguém só com poesia.

Você tem sua família...
...e quase ninguém mais. Isso é uma verdade e não precisa ser encarada como algo triste. Desde o começo, é sua família que fica por perto em qualquer cenário e, no mais, as outras pessoas têm suas próprias vidas e seus próprios problemas. Então, você tem os seus, aqueles que são os seus desde sempre (principalmente seus pais!) e que precisam ser valorizados, pra quem você deve tudo e em quem você deve ficar de olho. Essa é sua base, esse é seu chão. Daí, se tiver a sorte de poder incluir mais algumas pessoas nesse grupo (e isso demanda muito tempo, muita vida), é lucro e é sempre bom.

Nota: Por mais que pareça, não foi minha intenção, com o parágrafo anterior, candidatar esse texto ao recorde mundial de densidade de pronomes possessivos. Até revisei, mas, vai ficar assim mesmo. Queiram me perdoar. 

Pessoas são fortes
Ver crianças e velhinhos lutando bravamente, em histórias bem mais complicadas que a minha, e ainda sendo cordiais comigo, sorrindo, vivendo... Pessoas são criaturas extraordinariamente fortes.

2 comentários: