sábado, 19 de março de 2011

Devaneios...

Tenho poucas certezas na vida. E quando a questão é o que pensam sobre mim, tenho nenhuma. Na maior parte dos casos, isso também não faz diferença. Mas um pequeno e seleto grupo goza da particularidade de ser importante, e é aí que está.

Quando não consigo entender qual é a lógica sob a qual funciona a singela mente de uma dessas pessoas importantes, fico bastante intrigado e desapontado com minha pretensa capacidade de observação. Enxergar nas entrelinhas do comportamento de alguém costuma ser uma tarefa não muito penosa pra minha sagacidade, mas tem gente que complica tudo!

Principalmente as mulheres. Os homens são em geral fáceis e previsíveis. Um homem só quer crescer, se desenvolver, reproduzir, jogar bola e videogame, envelhecer e morrer... É simples. Homens, por mais que sacaneiem, não tem definitivamente vocação pra complicar as coisas. Se uma mulher cai "na lábia" de um homem, é simplesmente pelo fato de que ela quer se deixar enrolar (não me pergunte os motivos que levam alguém a querer se deixar enrolar, eu não sou mulher pra saber!).

Mas o outro lado não. A mulher tem o dom de complicar as coisas. Ela te diz: "amor, tô morrendo de saudade" e depois resolve simplesmente não atender suas ligações (se isso faz sentido pra você, me explica aí, por favor...). Sonha a vida inteira com o príncipe encantado (quer dizer, a maioria, pelo menos, porque, como não poderia deixar de ser - dada sua complexidade -, boa parte já arranjou sonhos "maiores" que o tradicional conto de fadas, mas enfim...) apenas pra, quando aparecer esse cara disposto a ser cuidadoso, gentil, fiel, sei-quê-lá, sei-quê-lá... ela ter a oportunidade de meter uma rasteira no cavalo do indivíduo e deixá-lo com cara de pastel, estatelado no chão.

Falando sério agora. Claro que generalizei e fiz uma caricatura da situação nos parágrafos acima, mas foi de propósito. Estava precisando traduzir de alguma maneira o modo como me senti diante de uma coisa que aconteceu ontem (e é pra isso que serve um blog, não?). Mas, assim é a vida: com tanta coisa pra fazer, tanta gente e tantos lugares, tá cada vez mais difícil (ter tempo de tentar) entender as pessoas, cada vez mais difícil se comprometer, se dar ao trabalho de promover alguém ao posto de "companheiro(a)". E eu sei que isso tem nada (ou muito pouco) a ver com ser homem ou mulher. Amar é, cada vez mais, uma arte.

2 comentários:

  1. Oi...será mesmo que as mulheres complicam tanto e os homens por sua vez exalam essa objetividade toda? Acho que em relacionamento, sobra expectativas para ambos os sexos e elas sempre andam de mãos dadas com a frustração. Porque a grande verdade é que quando resolvemos apostar, enterramos nosso senso crítico, nossa capacidade e olhar e ver, enfim fazemos questão de esquecer que evidências são evidências. E... fingimos que tudo está ótimo! Até que pisamos na casa de banana que já estava ali.

    ResponderExcluir
  2. É, quando eu falei dessa diferença entre homem e mulher, eu tava realmente exagerando a situação, meio fazendo piada. Mas no último parágrafo eu admiti que essas coisas não dependem muito de gênero. :)

    ResponderExcluir