domingo, 26 de outubro de 2014

Alternância, pero no mucho.

Suponha que haja esse senhor, o Sr. Brasão, um homem sisudo, mas que adora sorvetes. Sr. Brasão decidiu que, para ele, a alternância dos sabores é de extrema importância. Então implementou o seguinte método: nos primeiros quatro anos desde sua decisão de alternar sabores, tomaria apenas sorvete de morango. Aí, ao final desses quatro anos, passaria a tomar apenas sorvete de chocolate, até que se passassem mais quatro anos, quando então ele novamente decidiria se prefere morango ou chocolate para o próximo quadriênio de sua vida. Sr. Brasão dorme tranquilamente em berço esplêndido todas as noites, em paz com sua própria coerência, certo de estar seguindo à risca o seu princípio: a alternância de sabores é tudo.

Agora me responda, car@ leitor(a): quantos sabores diferentes de sorvete Sr Brasão terá provado durante sua vida? E quantos há pra se provar no mundo? Apesar de sentir tranquilo quanto a isso, Sr. Brasão é realmente fiel ao seu princípio? É um competente "altenador de sabores"?

Pois bem, façamos uma pausa na parábola e voltemos ao mundo real. Queiram me responder: o que é que nós faremos nessas eleições de hoje? Resposta: escolheremos entre PT e PSDB. Muito bem! E o que foi que fizemos quatro anos atrás? E oito anos atrás? E doze? E dezesseis? Vocês entenderam.

Então, sejamos sinceros: a alternância de poder é realmente relevante pra nós? Nós estamos sendo competentes "alternadores de poder" ou apenas babacas manipulados pelas paixões que o dinheiro desses grandes grupos políticos são capazes de produzir? Caímos nós, novamente, no mesmo truque que nos aplicam desde sempre, onde no final nos vemos forçados a escolher entre o ruim e o pior? Será? É MESMO honesto, dado o contexto, usar "alternância de poder" como um dos argumentos pra escolher seu candidato nessas eleições? E a pergunta mais importante: seria você o Sr. Brasão?

Daqui há mais quatro anos, o PT será o grupo que esteve no poder durante 12 ou 16 anos e o PSDB - ou mais especificamente "os representantes da extrema direita" - continuará sendo o grupo que esteve no poder desde sempre, exceto por um hiato de 12 ou 16 anos. Então se você é desses que preza de verdade pela alternância de poder, não nos vá colocar novamente na mesma situação em que estamos há décadas.

Quer mudar o Brasil? Mude seu voto. Mas só daqui há quatro anos. O que temos pra hoje é só morango ou chocolate, fazer o quê?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário