quarta-feira, 26 de março de 2014

Lições do Caranguejo

O Caranguejo me ensinou:

Um dia de cada vez
Por mais que a máxima do AA seja manjada e sua idéia seja simples, posso dizer que só entendi de verdade seu significado agora, com todos os inconvenientes do tratamento penoso. Quando a dificuldade é muito grande, o mais certo é passar a encarar um dia como uma porção de tempo auto-contida, isolada. O sofrimento de hoje é só de hoje, por mais que a perspectiva pra amanhã não seja boa. Amanhã você pensa nisso. Tudo fica mais suportável sabendo que vai haver um recomeço e sua sorte será lançada novamente no dia seguinte, e pode calhar de ela ser boa.

Palavras são só palavras
Então, toda essa história de gente que te diz "eu te amo" e "você é importante pra mim", você precisa saber até que ponto levar a sério, precisa fazer certo pouco caso disso, levar na esportiva, porque na hora que as circunstâncias ficam realmente complicadas, alguns desses, o máximo que conseguem fazer é continuar repetindo "eu te amo" e "você é importante pra mim", sem mover uma fibra pra te dar força de verdade. Esvaziando de significado declarações que deviam fazer muita diferença, que deviam mudar as coisas, fazer tudo acontecer. Portanto, a atitude é não esperar muito das pessoas, não importa quais promessas te fizeram, a não ser que elas façam mais (e com mais urgência) do que dizem. Não dá pra cuidar de alguém só com poesia.

Você tem sua família...
...e quase ninguém mais. Isso é uma verdade e não precisa ser encarada como algo triste. Desde o começo, é sua família que fica por perto em qualquer cenário e, no mais, as outras pessoas têm suas próprias vidas e seus próprios problemas. Então, você tem os seus, aqueles que são os seus desde sempre (principalmente seus pais!) e que precisam ser valorizados, pra quem você deve tudo e em quem você deve ficar de olho. Essa é sua base, esse é seu chão. Daí, se tiver a sorte de poder incluir mais algumas pessoas nesse grupo (e isso demanda muito tempo, muita vida), é lucro e é sempre bom.

Nota: Por mais que pareça, não foi minha intenção, com o parágrafo anterior, candidatar esse texto ao recorde mundial de densidade de pronomes possessivos. Até revisei, mas, vai ficar assim mesmo. Queiram me perdoar. 

Pessoas são fortes
Ver crianças e velhinhos lutando bravamente, em histórias bem mais complicadas que a minha, e ainda sendo cordiais comigo, sorrindo, vivendo... Pessoas são criaturas extraordinariamente fortes.

segunda-feira, 24 de março de 2014

O mundo é o bastante?

Com todas essas previsões de colapso da civilização que andaram pipocando ultimamente, como todas essas guerras estourando na Ucrânia, na Líbia, na Síria, com tantos aviões desaparecendo, com o número de pessoas que possuem um smartphone tendo alcançado a casa dos bilhões, fica a questão: o mundo é o bastante?



Is the world enough? by megan7 on deviantART

quinta-feira, 20 de março de 2014

Linda em inglês, linda em português.

Há bastante tempo conhecia a canção chamada "Mary", do álbum Les Retrouvailles, do Yann Tiersen.
Hoje, descobri "Depois que o sol brilhar", uma versão (não tradução direta) em português interpretada pela angelical Fernanda Takai do Pato Fu (não, esse não é o nome dela, mas bem que podia :D ).

A seguir, uma e a outra. Apreciem!


____________________________________________________________


domingo, 16 de março de 2014

Sexy, sem ser vulgar.

Já falei ou tive vontade de falar um bocado de vezes aqui sobre a indignação, a revolta, o asco que me causa a massificação da vulgaridade nas mais famosas canções do nosso belo, singelo e singular país.


Bem, tanta revolta pode ser confundida com puritanismo, com a tradicional defesa da "moral e bons costumes". Pode até ser, vou concordar, que no fim acabe servindo pra isso. No entanto, devo esclarecer, antes tarde do que nunca, que meu motivo é bem outro! Não é defesa da moral e dos bons costumes, é antes uma investida contra a breguice, a falta de estilo, a carência de elegância.


Não, sexo não é assunto proibido, já deixou de ser tabu muito antes de terminar o século passado, quanto mais nesse. Pode falar de sexo, mas tenha estilo! Não seja só mais um pobre de espírito e sem talento que simplesmente arrota um refrão chulo, como já fizeram centenas desde os idos tempos do É o Tchan e até antes (com algum sucesso financeiro, admito, mas dinheiro é o de menos, não?... Não!? Agora fui surpreendido!), faça pelo menos um negócio um pouquinho mais elaborado, tenha uma certa sutileza, preste atenção às letras do Kid Abelha (sim, é Abelha, não o que você pensou antes, mente suja!) que estão povoadas de erotismo disfarçado.

E, pra dar um exemplo claro de alguém que já fez isso, fica pra vocês a música mais elegantemente sexy sem ser vulgar já composta na história da humanidade (entre todas as músicas que eu conheço): "Soneto do teu corpo", do Leoni e do Moska.



terça-feira, 4 de março de 2014

O Mistério

Não é que eu ande sem o que dizer, mas já é tradição por aqui: quando passo muito tempo sem postar, volto com música boa. Então, música boa será!

Apreciem: