quarta-feira, 1 de junho de 2011

Nós, robôs.

As pessoas precisam de axiomas. É interessante como os séculos passam e a gente continua não se dando ao trabalho de questionar as "verdades absolutas" que nos ensinam desde pequenos. Tais verdades têm um poder assombroso e, quando encontram uma mente sagaz o bastante para usá-las convenientemente, mudam a vida de um número considerável de pessoas. Para melhor ou para pior.

É a crença cega que sustenta, ainda hoje, grupos que, em si mesmos, já não têm razão pra existir (supondo que um dia tiveram). Foi esse tipo de raciocínio que deu poder a Hitler, ou antes, à Santa Inquisição. É esse tipo de crença que ainda hoje causa espetáculos de violência gratuita após as partidas de futebol pelo mundo, enriquece líderes religiosos, faz os Estados Unidos terem uma boa desculpa pra invadir outros países (eles juram que acreditam que são responsáveis por manter a ordem no mundo), sem contar com outras injustiças "menores" mas igualmente desprezíveis.

Enquanto houver gente disposta a seguir piamente qualquer doutrina, de qualquer espécie, não haverá espaço para o bom senso. O mundo nunca vai passar de um amontoado imbecil de grupinhos que se fecham na sua ignorância bem vestida, mutuamente indiferentes ou inimigos.

E eu fico imaginando como isso pode ser o suficiente pra tanta gente...

Um comentário:

  1. Eu penso exatamente como vc...Enquanto o mundo não sair da zona de conforto e repensar o que está aí "enlatado" para todos comprarem, nada nunca vai mudar. É preciso se indignar, questionar, rever tudo e todos. Ótimo seu texto!

    ResponderExcluir