quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Victory!

Sabe quando você quer tanto uma coisa que demora a cair a ficha quando consegue? Exatamente como me sinto. Por muito tempo, desde os últimos passos na licenciatura (do meio de 2008 pra cá), me senti insatisfeito comigo mesmo por não estar produzindo nada de interessante, nada de novo. A sensação era de que eu tinha parado de pensar, de criar, e me acostumado com uma situação apenas medíocre. Em parte, não era só sensação. Isso estava realmente acontecendo, mas tinha um detalhe importante: a vontade de sair do lugar.

Certo que demorei pra transformar essa vontade em algum movimento significativo, mas, quando fiz, as coisas simplesmente começaram a acontecer e essa semana eu recebi a melhor notícia da vida (ganhando por muito da segunda colocada): fui selecionado pro mestrado da UFES. Lembro que ano passado, a essa época, estava voltando pra Bahia com um gosto meio amargo na boca, efeito de desempenho ridículo nas duas provas do mesmo processo seletivo no qual agora, modéstia no lixo, mandei bem pra caraca.

O fato é que isso prova, mais uma vez, que Deus é muito esperto. Sabe das coisas!

Ano passado eu não estava preparado pra isso aqui, pra vida que eu tenho agora, nem maduro o suficiente pro Mestrado. Sabendo disso, o que Ele fez? Falou: "Mariano, filho, prestenção! Fica quietinho aí que tu ainda tem que merecer."

Aí, durante o ano passado, ele me deu um emprego estável, me fez mudar de cidade (e estado!) no meio do ano (tendo, portanto, um semestre inteiro pra me acostumar aos detalhes de morar numa cidade grande), me deu uma companheira sempre presente e tranquila, que me deu paz e norte durante o período de adaptação e até agora, e, por último, me fez passar por tudo de novo no processo seletivo. Dessa vez, as circunstâncias eram bem outras, assim como foi o resultado.

Eu estava mais tranquilo, por estar empregado, estava mais habituado aos conceitos do curso e, principalmente, fui muito disciplinado (4 horas de estudo todo santo dia, durante as férias! Janeiro e fevereiro inteiros!), graças à "nerdisse" acumulada do Jerfesson, grande baiano e figura, que, aliás, também foi recompensado pelo sofrimento com todas aquelas listas de exercícios e vai fazer o mestrado.

Essa é a vida: as coisas só acontecem quando tem que acontecer. E, agora que aconteceu, digo pra vocês: é bom demais! Esse gosto de vitória vai demorar um tempo pra sumir...

Mais do que nunca, vamo que vamo!

Um comentário: