segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Vamos acabar com o Português.

Me convenci disso hoje. Visitando blogues, orkuts, e afins aqui e acolá, cheguei à conclusão de que o mais lógico é isso: acabar com essa palhaçada de português. Ninguém usa mesmo... Doze de cada dez blogues que visitei exibia todo o esplendor dos mais grotescos erros que a fértil mente do seu autor foi capaz de inventar. Aliás, não é à toa que tais mentes são tão férteis: adubo orgânico é o que não anda faltando, se entendem o que quero dizer...

Cada um inventa sua própria ortografia (e, não raro, sintaxe e gramática também) e escreve lá aquelas coisas horrorosas, demonstrando toda a falta de respeito consigo próprios e com os leitores.  Falta de respeito, mesmo. Porque outra coisa não é você escrever sem se importar com quem vai ler.

E não falo de erros acietáveis, não! Falo de espaços antes da vírgula (!!!); de "R" onde não tem, e de falta de "R" onde tem; de uso de palavras pra significar uma coisa que não significam, em nenhum sentido; de completa inexistência de acentos ou pontos durante parágrafos inteiros; de "descansar" com ç no lugar do s, de "n" antes de "p" ou "b"...

Realmente não entendo como o indivíduo pode não se incomodar em dizer pro mundo "Olá, eu sou burro!" assim tão descaradamente. Ou pior, ainda achar bonito.

Errar é normal, acontece, tudo bem. Mas errar oito, dez vezes numa postagem só, e erros primários, é uma vergonha! Falta de vergonha, aliás.

Mas, já que é mais fácil ver isso que ver português aceitável por aí, que vire tudo logo a casa-da-mãe-Joana, que, por sinal, eu não sei se escreve com hífen mesmo!

E eu sei que tenho que tratar esse meu "queísmo".

Tenho dito!

Um comentário:

  1. Olha Mariano, sou muito crítica, mas confesso que o seu jeito de escrever é espetacular. Parabéns! Que venham mais blogs bem escritos como o seu! Porque realmente o lixo por aí está em larga proporção...

    ResponderExcluir