segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Matemática: a arte.

Eu não amo matemática. Amar de morrer, amar mesmo, não amo. Mas sou apaixonado. Porque é bonito demais! Uma demonstração bem feita, apoiada em fundamentos sólidos e sutis e em raciocínio sofisticado (mas quase sempre simples) é uma verdadeira obra de arte!

Não é uma ciência do "povão" porque o povão tem preguiça até de ser curioso. Não se tem uma cultura de "parar pra pensar". E matemática exige demais. Mas é lindo. Fico feliz de ter tido a oportunidade de ver todas essas coisas que tenho visto desde cinco anos atrás na peleja da graduação até agora na tentativa da pós.

Os cursos de álgebra, lógica e análise real mudaram meu jeito de lidar com as idéias (com acento, sim, doa a quem doer!), me tornaram mais lúcido, mais hábil com as palavras e mais centrado. Coisas que não se aprende em qualquer lugar.

Aprendi a escrever, inclusive, estudando matemática. Não dá pra ser bom em matemática sem ser no mínimo razoável em português. Como sou um postulante a "bom em matemática", me esforço pra não assassinar demais a ortografria.

Acho que todo mundo, em algum momento da educação básica, deveria ter um curso bom de lógica. Diminuiria bastante a colossal dificuldade das pessoas de interpretar o que lêem.

Aliás, é uma enormidade a quantidade de coisas horríveis que deixaríamos de ver nas provas e redações de vestibuares e ENEM's da vida se o pessoal resolvesse de repente se esforçar um pouquinho em matemática e português, pelo menos.

Mas, c'est la vie... Quem sabe um dia a gente aprende?

Nenhum comentário:

Postar um comentário